• ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
  • ;
Porto Alegre, 20 de dezembro de 2014.
Arquivo Histórico

(16/02/1970) RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS FOI SUCESSO
00/00/0000

BERGALLO E MILANO LAUREADOS NO 1° RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS

Pilotando o Ford Corcel Cupê N° 4, Raul Lisboa Bergallo e Luiz Caldas Milano venceram brilhantemente o I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS, disputado a noite de sábado e madrugada de domingo (14 e 15 de fevereiro de 1970).
A dupla que percorreu os quase quatrocentos quilômetros em trechos bastante difíceis teve apenas 27 pontos perdidos, enquanto que seus mais próximos seguidores, Paulo Eduardo Freitas e Jorge Alberto Freitas, com um Volkswagen Sedan N° 22 perderam 226 pontos.
Trinta e um carros largaram sábado a partir das 23 horas e 30 minutos em Porto Alegre com destino a Capão da Canoa.

O Ford Corcel Cupê N° 4 da dupla Raul Bergallo/Luiz Milano largando as 23:33 em frente ao Gigante da Beira Rio em Porto Alegre no sábado dia 14 de Fevereiro de 1970.

Apenas 18 completaram a prova, que segundo os concorrentes foi uma das mais duras até aqui realizadas. As médias estipuladas foram bastante altas, exigindo muita perícia dos “volantes”, principalmente no trecho de 36 quilômetros entre Riozinho e Barra do Ouro. Diversos carros “surgiram” em Capão da Canoa com problemas de suspensão, rodas tortas e pneus estourados, provenientes das más condições das estradas, com muitas pedras soltas.
Um bom público esteve na praça central de Capão da Canoa em frente ao Hotel Rio-grandense, desde as 7 horas da manhã aguardando a chegado do primeiro carro que “apontou” às 7 horas e 20 minutos.


O primeiro carro a chegar em Capão da Canoa na manhã de domingo dia 15 de Fevereiro de 1970 foi o Dodge Dart Sedan N° 3 de José Américo D’Ambrosi/Antônio Bortolozzo.


Bandeirada de chegada para o Volkswagen Sedan N° 32 de Jorge Luiz Ullmann/Carlos Guido Weck

No domingo mesmo foi fornecido o resultado oficial da competição que abriu o Campeonato Gaúcho de Rallye. Foi um trabalho eficiente dos organizadores que tiveram uma colaboração direta da Divisão de Mecanização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que através de seu gabinete de processamento de dados (com seus computadores eletrônicos), forneceu o resultado poucas horas após o término da competição, permitindo a divulgação e a entrega dos prêmios, na noite de domingo na sede da Sociedade Amigos de Capão da Canoa.
Isto tudo só foi possível porque as fichas de controle da prova foram trazidas de Capão da Canoa a Porto Alegre por um táxi aéreo e após o resultado final computado seguiu novamente para Capão da Canoa pelo táxi aéreo.
Deve-se ressaltar que os troféus foram oferecidos pela Prefeitura Municipal de Osório e pelas baterias Heliar.
A organização desta competição esteve a cargo do CLUBE PORTO ALEGRENSE DE RALLYE -CPR e a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo - FGA através de sua Diretoria de Rallye.


O Ford Corcel N° 9 da dupla Roberto Jacobi/Ronaldo Monteiro da Equipe Pneuodomo recebe a bandeirada de chegada da prova na qual obteriam o 5° lugar.


Raul Bergallo e Luiz Milano são embandeirados em Capão da Canoa, após duro rallye disputado na noite de sábado para domingo entre Porto Alegre e Capão da Canoa na abertura do Campeonato Gaúcho da modalidade.


A dupla do Ford Corcel N° 4 teve um eficiente trabalho do navegador Luiz Caldas Milano que perdeu apenas 27 pontos ao longo dos 400 km do I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS.

Os dez primeiros colocados foram:

1°) Raul Lisboa Bergallo/Luiz Caldas Milano - Ford Corcel Cupê N° 4 – 27 p. p.
2°) Paulo Eduardo Freitas/Jorge Alberto Freitas – Volkswagen Sedan N° 22 – 226 p. p.
3°) Breno José Veeck/Paulo José Veeck – Volkswagen Sedan N° 27 – 284 p. p.
4°) João Carlos Fleck/Paulo Caldas Milano – Volkswagen Sedan N° 29 – 287 p. p.
5°) Roberto Jacobi/Ronaldo Fróes Monteiro - Ford Corcel Sedan – 356 p. p.
6°) José Américo D’Ambrosi/Antonio Bortolozzo – Doge Dart Sedan N° 3 – 374 p. p.
7°) Frederico Trein Neto/Renato Weiler – Volkswagen Sedan N° 17 – 378 p. p.
8°) Enio Corbellini/Neri Carlos Reolon – Ford Corcel N° 5 – 551 p. p.
9°) Jorge Luiz Ullmann/Carlos Güido Weck – Volkswagen Sedan N° 32 – 552 p. p.
10°) Fernando Antônio Teixeira Gouvêa/Fernando Zoratto - Volkswagen Sedan N° 28 – 704 p. p

A “INSPEÇÃO TÉCNICA” NO I RALLYE NOTURNO DAS PRAIAS

Conforme o Artigo 18 do Regulamento da Prova: “Antes da largada, os veículos serão submetidos a uma inspeção técnica, além do presente Regulamento, servirão de base para a referida inspeção às exigências do Código Nacional de Trânsito. Serão impedidos de largar os veículos que não se apresentarem nas condições exigidas”.

Como exemplo temos a Ficha de Inspeção do carro de N° 5 Ford Corcel da dupla Enio Corbellini/Neri Carlos Reolon que teve inspecionado além dos documentos, os faróis, sinaleira, pisca-pisca, “stop”, triângulo e no item 8 - Estado geral a classificação de “Bom”.

Pesquisa e edição:
Renato Pastro

Colaboração:
Roberto Jacobi

Fonte:
Jornal Folha da Manhã
Folha da Tarde
Arquivo histórico do CPR

 

Vem aí

06 de Dezembro de 2014
Rallye CPR 45 Anos

» Regulamento Particular
» Ficha de Inscrição

Grupos do Google
Participe do grupo CPR Sócios e Amigos
E-mail:
Visitar este grupo




Apoio

Termotextil
 
               
   
   
               
           

 

Copyright - CPR - Clube Porto Alegre de Rallye - 2014 | Site desenvolvido pela msmidia.com